Uma pesquisa recente. realizada nos Estados Unidos, comprovou que não há necessidade de cortar os produtos lácteos quando se está tentando perder peso. Em artigo publicado na edição de agosto do periódico Obesity Research, pesquisadores da Mayo Clinic mostraram que adultos obesos podem incluir até quatro porções diárias de alimentos lácteos (leite, iogurte ou queijo) em uma dieta com redução de calorias, combinada com exercícios físicos moderados, e mesmo assim perder quantidades significativas de peso e gordura corpórea.
O estudo clínico comparou os resultados da perda de peso em 72 adultos obesos, sob três diferentes dietas, durante 48 semanas, e concluiu que os grupos sob dietas com altas quantidades de alimentos lácteos, apesar do consumo de 100 a 150 calorias a mais diariamente, registraram a mesma perda de peso dos grupos que consumiram menos calorias (em função do menor consumo de lácteos), com uma vantagem: eles tiveram uma alimentação mais rica em nutrientes, especialmente o cálcio.
“Essas novas descobertas são importantes para nos ajudar a obter mais informações sobre a ligação entre lácteos e perda de peso, que tem sido registrada em vários estudos clínicos”, disse o co-autor da pesquisa, professor de nutrição e diretor do Instituto de Nutrição da Universidade de Tennessee, Michael Zemel.
De um modo geral, as pesquisas mostram que, quando grupos com redução similar de calorias são comparados, aqueles que consomem quantidades adequadas de alimentos lácteos têm melhores resultados na perda de peso do que os que não consomem esses produtos.
|