Leite e saúde
Leite reduz risco de diabetes em homens
O consumo de produtos lácteos com baixo teor de gordura, como o leite desnatado, pode reduzir os riscos de diabetes tipo 2 em homens, afirma um estudo publicado no último mês de maio no Archives of Internal Medicine. O pesquisador do Hospital Geral de Massachusetts, Hyon Choi, e seus colegas da Escola de Saúde Pública de Harvard, analisaram dados de 41.254 homens, acompanhados durante 12 anos, e verificaram que cada aumento na ingestão de porções diárias totais de produtos lácteos desnatados foi associado à redução de 9% no risco para a doença.
A diabetes tipo 2 afeta cerca de 16 milhões de pessoas nos Estados Unidos e 135 milhões em todo o mundo. A prevenção da doença nos EUA já é obrigação da saúde pública, em função das complicações da diabetes, que incluem doenças cardiovasculares, cegueira, falência renal e amputações de membros.
Contra infarto e derrame, desnatado
Atenção, senhores: o consumo diário de leite desnatado reduz o risco de infarto e derrame, revela uma avaliação realizada durante duas décadas com 764 homens entre 45 e 59 anos. O estudo foi publicado no Journal of Epidemiology and Community Health. Segundo os pesquisadores da Universidade de Bristol, no Reino Unido, que conduziram os trabalhos, a idéia de que o leite aumenta o risco de doenças cardiovasculares é equivocada e precisa ser mudada.
|